REGIÃO

Corsan realizará troca de 60 mil medidores de consumo de água

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) segue realizando trabalhos de melhorias em todo o Litoral Norte gaúcho. Nesta semana, começaram a ser substituídos os hidrômetros da região, desde Torres até Tavares. O primeiro município a receber o serviço foi Tramandaí, onde serão trocados cerca de oito mil. Ao todo, serão trocados 60 mil aparelhos, os quais servem para medir o consumo de água e ajudam a identificar vazamentos.

Conforme a Corsan, o objetivo é manter equipamentos em funcionamento adequado para garantir confiabilidade na leitura do consumo. A vida útil de um hidrômetro é, em média, de cinco anos, e a troca depois desse período é essencial também para evitar perdas de água por escoamentos não detectados. A troca é rápida e, caso haja dificuldade de acesso ao local de instalação, o morador receberá um aviso da Companhia, conforme está previsto no regulamento de serviço de água e esgoto. Os técnicos que fazem esse trabalho estão identificados e usam crachás. Vale ressaltar que não é cobrada nenhuma taxa pelo serviço.

OUTRAS OBRAS

Nesta semana, a Corsan está fazendo a desobstrução de bueiros nas cidades de Tavares e Mostardas. Segundo a Companhia, o objetivo é evitar alagamentos em ruas e avenidas, durante as chuvas. A limpeza evita também o bloqueio das bocas de lobo e deixa as canalizações da área urbana livres para direcionar a água das chuvas para os locais onde devem desembocar.

A desobstrução é realizada da seguinte maneira: Primeiro, o material que causa a obstrução é sugado por hidrojateamento, que puxa também os resíduos gerados por esse procedimento. Depois, todo o volume retirado vai para dentro do tanque de um caminhão.

Na quarta-feira (29/11), o serviço foi concluído em Tavares. Já em Mostardas, o término do trabalho está previsto para ocorrer nesta sexta (1).