CIDADEPOLICIAL

PMs salvam criança de afogamento

OSÓRIO – Os Policiais Militares (PMs) do 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) precisaram agir rápido após receberem a informação de que uma menina de um ano e três meses de vida havia se afogado na piscina de uma casa no bairro Caravágio. Os agentes foram acionados durante a tarde sábado (3), por meio de uma ligação para o 190.

Conforme a Brigada Militar (BM), quando chegaram na residência, a mãe da criança já havia tentado reanimar a menina. Enquanto a soldado Cardoso realizava a manobra de Heimlich na bebê, os PMs, juntamente com a mãe, seguiram para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Durante o percurso, os policiais relataram que a criança chegou a oscilar a consciência. Já no Hospital, a menor foi socorrida e passa bem. Passado o susto, os PMs voltaram a instituição de saúde no domingo (4), para visitar a menina que seguia internada. Segundo informações, a criança passará por exames e caso dê tudo certo, poderá retornar para casa nos próximos dias.

MANOBRA DE HEIMLICH

A manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas. Deve-se usar o procedimento somente quando a obstrução das vias respiratórias é grave e potencialmente fatal. O recomendado nesses casos é sempre acionar a Brigada Militar (190), o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).