REGIÃO

Instalada Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Litoral Norte

O Salão Júlio de Castilhos, na sede da Assembleia Legislativa do RS (AL-RS), recebeu na tarde de segunda-feira (22), a solenidade de instalação da Frente Parlamentar (FP) em Defesa do Litoral Norte. O ato, que foi uma iniciativa do deputado estadual osoriense Luciano Silveira (MDB), contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de associações, Universidades e instituições da região.

“As circunstâncias deram ao Litoral um protagonismo que vai muito além de um destino de verão, foi-se o tempo que se pensava somente no banho de mar. A região tem um grande potencial turístico, econômico, social e inovador, por isso a instalação desta frente tem uma importância fundamental. Este é o momento de aproveitarmos a nossa boa representação política para pensarmos no Litoral Norte do futuro. Daqui a vinte, trinta anos. Um crescimento planejado, para aproveitar nossas potencialidades, sempre levando em conta os impactos ambientais e sociais das nossas iniciativas”, declarou Luciano Silveira.

Presente na cerimônia, o presidente do AL-RS, o deputado Vilmar Zanchin (MDB), parabenizou Luciano pela iniciativa, lembrando que o deputado preside uma das mais importantes comissões da Casa: a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, além de ser uma voz em defesa dos interesses do Litoral gaúcho no Legislativo do Estado. De acordo com Zanchin, “a Frente Parlamentar é uma ferramenta que o deputado tem para que todos os interesses em torno de um assunto estejam postos na mesma mesa”, destacou, afirmando que ela “servirá para pensar estrategicamente, de forma transparente e com diálogo entre as lideranças, o desenvolvimento econômico e social da região”.

Presidente da AL-RS, o deputado Vilmar Zanchin (MDB).

Segundo o deputado Luciano, a Frente Parlamentar irá trabalhar em conjunto com os municípios e instituições para definir qual Litoral se quer nos próximos 30 anos. Uma das ações a serem realizadas será a passagem pelas 23 cidades da região, onde serão realizados encontros com as associações comerciais e industriais locais. Silveira lembrou dos desafios a serem enfrentados, como a regionalização da saúde e o plano de zoneamento ambiental. “Essas e outras discussões precisam ser feitas pela Assembleia Legislativa junto com as prefeituras e o governo, mas também com a sociedade que vive, empreende e trabalha no Litoral”, declarou. Ainda durante a sua fala, Luciano ressaltou o crescimento do Litoral durante os últimos 40 anos. Para se ter uma ideia, segundo o parlamentar, só de 2010 para cá, a população passou de 250 mil para mais de 500 mil habitantes, um crescimento acima de 50%.

Vice-governador do Estado Gabriel Souza.

“A FP é um instrumento importante para apoiar e prestar assistência ao contexto atual da região que teve um crescimento populacional expressivo durante a pandemia. E que agora, precisa de medidas articuladas entre os entes federados para atender as novas demandas de infraestrutura, saúde, educação, saneamento, entre outras áreas”, declarou o vice-governador do RS Gabriel Souza. Conforme ele, “o Governo já dedica uma série de ações para os municípios litorâneos, com investimentos do programa Avançar e outros projetos que aportam recursos nas estradas e no desenvolvimento regional, para que o Litoral siga crescendo e sendo cada vez mais o destino de gaúchos e visitantes”, complementou Souza. Já Alceu Moreira disse que: “foi-se o tempo de achar que a praia é apenas um lugar de veraneio. Precisa ser pensada 12 meses por ano como uma alternativa de vida. E tenham a certeza de que esta iniciativa terá em mim um parceiro para todas as suas lutas”, disse o deputado federal do MDB.

Deputado federal Alceu Moreira (MDB). – FOTOS: Rodrigo Rodrigues

Também estiveram presentes o vice-presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos e o deputado Felipe Camozzato (Novo), entre outras autoridades.