REGIÃO

Famurs realiza 30º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura

Entre quarta (10) e quinta-feira (11), o auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, recebeu o 1º Fórum Estiagem em Foco. Promovido em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o evento faz parte da programação do 30º Seminário de Secretários Municipais de Agricultura do RS.

Na pauta, as medidas permanentes de enfrentamento aos eventos climáticos extremos, principalmente a estiagem, na agropecuária gaúcha. O evento também discutir as políticas públicas e recursos para o setor, formas de minimizar os impactos da seca no estado, manejo e conservação do solo, reservação de água, políticas de fomento ao pequeno produtor, entre outros temas.

Representando a Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS), o deputado Luciano Silveira (MDB), que também é presidente da Comissão de Agricultura da AL-RS, ressaltou durante o seu discurso, a defesa pela não burocratização nas ações contra estiagem e prevenção desses danos. “Precisamos cada vez mais, tratar políticas públicas que de fato cheguem em cada município do nosso Estado, diminuindo as perdas e angústias dos nossos produtores’, declarou o parlamentar. Além de Luciano, estiveram presentes diversas autoridades incluindo o governador em exercício Gabriel Souza, o secretário estadual de Agricultura Giovani Feltes e o presidente da Famurs Paulinho Salerno.

Dados atualizados até o mês de abril, informados pelos municípios gaúchos, indicam que 391 das 497 cidades do RS sofrem atualmente com situação de emergência por causa da estiagem. Dessas, até o momento, 386 foram homologadas pelo Estado e 378 reconhecidas pela União. As perdas estimadas somam R$ 21 bilhões na Agricultura, Pecuária e Transporte da água para famílias.