BOCA DO BALÃO

Boca do Balão 6519

FIAÇÃO de telefonia e internet tem sido constantemente sido rompida pela passagem de caminhões pelas ruas da cidade. Em várias ruas se pode ver a fiação quase tocando o chão ou simplesmente rompidas ameaçando a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas. Outro caso é o poste da Rua Garibaldi entre as ruas 7 de Setembro e 15 de Novembro que está pendendo para o lado da via pública e suspenso pela fiação. Empresas deveriam ser notificadas para a retirada destes.

SECRETARIA do Meio Ambiente do município poderia realizar campanha permanente aos sábados para a coleta de pilhas, baterias e lâmpadas junto ao Largo dos Estudantes para conscientização de que há pontos de coleta em alguns comércios da cidade. O consumidor deve se atentar para que as empresas já começam a realizar a logística reversa onde o material que vendem possa ser coletado para reenviar aos fornecedores para a devida reciclagem e descarte correto. Alguns supermercados já realizam a coleta de pilhas, baterias e lâmpadas.

PREFEITURA, através da Secretaria da Saúde, Hospital e Secretaria Estadual de Saúde poderiam trabalhar juntas para promover um mutirão de cirurgias e procedimentos médicos na cidade. Há pacientes que aguardam por meses ou anos para uma cirurgia de catarata, traumatológica e de ortopedia, além de outras. Estado tem realizado este tipo de trabalho, até mesmo aqui na região com as cirurgias eletivas. O ideal é reduzir drasticamente as filas de espera. Recursos existem é questão de canalizar para realmente melhorar a saúde da população.

FUNCIONÁRIOS públicos municipais e pessoas da comunidade aguardam o pagamento de precatórios da Prefeitura de Osório. O passivo é elevado, mas com a sobra de R$ 18 milhões do orçamento passado já poderia ter reduzido muito esta dívida que somente cresce e que comprometerá ainda mais o orçamento municipal futuramente.

OMAR LUZ

Diretor e fundador do Jornal Momento. Semanalmente publica artigos para as categorias "Editorial" e "Boca do Balão".