Osório registra 12a morte por Covid-19
Os municípios do Litoral Norte voltaram a registrar casos de Covid-19. Segundo a 18a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), até o final da tarde desta quinta-feira (6), o número de pessoas com Covid-19 chegou a 2.934, além de 79 óbitos, nos 23 municípios da região. Apenas entre a noite de segunda-feira (3) e o final da tarde de ontem (quinta-feira), foram registrados 225 novos casos e outras 11 mortes por causa do novo coronavírus.
A predominância segue em Osório, que contempla aproximadamente um quinto (19,7%) do total de casos. A cidade é a única do Litoral a ultrapassar os 500 casos do novo coronavírus, até o momento. Parte superior do formulárioParte inferior do formulário Segundo o Boletim divulgado pela prefeitura municipal, no final desta quinta, dos 2.932 testes realizados no município, 587 deram positivos. Desses, 494 pessoas estão curadas (84,1%), 71 em isolamento domiciliar, seis estão na Unidade de Internação do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), quatro na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sendo uma no HSVP e outras três em hospitais de outros municípios, além de 12 que acabaram falecendo. O óbito mais recente foi confirmado na noite de quarta-feira (5). Trata-se de um homem de 79 anos de idade, que sofria de outras comorbidades.
Ainda segundo o Boletim, outros 2.279 testes realizados na cidade deram negativos e 66 seguem aguardando resultando. Além disso, uma pessoa está internada na UTI do HSVP e três na Unidade de Internação com o novo coronavírus. Esses quatro pacientes não são residentes de Osório e, portanto, não contabilizam para os dados do município. Até o momento, dois dos 10 leitos de UTI do HSVP estão ocupados. Vale ressaltar que por falta de medicamentos, a UTI do Hospital de Osório não está com todos os leitos disponíveis.
LITORAL NORTE
Dos 2.934 diagnosticados com Covid-19 na região, 2.206 pessoas estão curadas da doença, o que equivale a 74,1% dos diagnosticados com o novo coronavírus na região. Além dessas, 649 seguem em tratamento domiciliar ou em hospitais. Até à tarde de ontem (quinta-feira), 79 pessoas haviam falecido por causa do novo coronavírus. Além de Osório, outras cinco cidades confirmaram novas mortes por causa do novo coronavírus. São elas: Capão da Canoa (2), Imbé (2), Itati (1), Santo Antônio da Patrulha (2) e Torres (3). Com o caso registrado em Itati, 18 dos 23 municípios do Litoral Norte já tiveram ao menos um óbito pela doença. Os únicos que ainda não tiveram mortes por causa do novo coronavírus são: Capivari do Sul, Mampituba, Morrinhos do Sul, Mostardas e Tavares.
SITUAÇÃO ATUAL
As 79 vítimas da Covid-19 na região tinham entre 23 e 103 anos e sofriam de outras comorbidades como diabetes, hipertensão (pressão alta), problemas cardíacos e respiratórios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Litoral Norte é de 2,6%, sendo menor que a do Estado, que é 2,8%. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul já tem aproximadamente 78,8 mil casos da doença, com 2.231 óbitos. Em relação aos recuperados, o número já chegou a aproximadamente 68,9 mil pessoas, o que equivale a 87% do total de diagnosticados com o novo coronavírus em todo o Estado.
A seguir veja como está a situação do novo coronavírus em cada município da região:
COVID-19 NO LITORAL NORTE
DADOS DA COVID-19 EM OSÓRIO
CONFIRMADOS* – 468 (205 Homens e 263 mulheres)
Por idade*
FAIXA ETÁRIA | CASOS | FAIXA ETÁRIA | CASOS |
Menor de um ano | 1 | De 30 a 39 anos | 96 |
De 1 a 4 anos | 19 | De 40 a 49 anos | 91 |
De 5 a 9 anos | 27 | De 50 a 59 anos | 62 |
De 10 a 14 anos | 18 | De 60 a 69 anos | 41 |
De 15 a 19 anos | 20 | De 70 a 79 anos | 15 |
De 20 a 29 anos | 73 | Acima de 79 anos | 5 |
Por bairro*
BAIRRO | CASOS | BAIRRO | CASOS |
Centro | 69 | Costa Verde | 12 |
Caravágio | 53 | Aguapés e Farroupilha | 11 |
Medianeira | 45 | Pitangas | 10 |
Albatroz | 44 | Atlântida Sul, Palmital, Panorâmico e Parque Real | 5 |
Glória | 41 | Várzea do Padre | 4 |
Sul Brasileiro | 33 | Livramento, Parque do Sol, Popular, Santa Luzia, Serramar e Vila da Serra | 3 |
Borússia, Caiu do Céu e Laranjeiras | 23 | Capão da Areia e Emboaba | 2 |
Porto Lacustre | 22 | Arroio Grande e Encosta da Serra | 1 |
ÓBITOS – 9 (cinco homens e quatro mulheres)
Por idade
FAIXA ETÁRIA | ÓBITOS | FAIXA ETÁRIA | ÓBITOS |
De 40 a 49 anos | 2 | De 70 a 79 anos | 2 |
De 50 a 59 anos | 2 | Acima de 80 anos | 1 |
De 60 a 69 anos | 2 | TOTAL | 9 |
Por bairro
FAIXA ETÁRIA | ÓBITOS | FAIXA ETÁRIA | ÓBITOS |
Caravágio | 4 | Centro | 1 |
Albatroz | 1 | Medianeira | 1 |
Atlântida Sul | 1 | Porto Lacustre | 1 |
*Dados atualizados até o dia 24 de julho de 2020.