Obras da Corsan ampliam tratamento de esgoto no Litoral

Bacias da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Xangri-lá.

Para ampliar o saneamento básico do Litoral Norte, principalmente com a proximidade do verão, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está realizando diversas melhorias na região. Uma delas, que já pode ser observada por quem trafega pela ERS-389 (Estrada do Mar), é a ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Capão da Canoa e Xangri-lá.

Em Capão, estão em andamento melhorias na ETE Guarani, tanto na parte mecânica como estrutural, para garantir eficiência de operação. Já em Xangri-Lá, a ETE foi ampliada com seis novas bacias para tratamento de esgoto. Essa obra teve impacto na economia do município, com a possibilidade de permissão para novas construções que estavam suspensas devido à necessidade de adequações no sistema.

As melhorias integram as 356 ações em todo o RS planejadas para marcar, em outubro, os 100 primeiros dias de operação da Corsan com gestão da Aegea. Serão investidos ao todo cerca de R$ 100 milhões em obras, como reparos emergenciais, instalação de abrigos, construção e cercamento de poços, reformas de reservatórios, novas redes de água e esgoto e manutenções das unidades operacionais. Todas elas com o objetivo de qualificar e fortalecer o abastecimento, com foco também na preservação ambiental e no desenvolvimento social.