Nova Direção da UFRGS Litoral toma posse
Ocorreu na manhã da última quinta-feira (15), a cerimônia de posse da nova equipe diretiva da Universidade Federal do RS (UFRGS), Campus Litoral Norte (CLN). A cerimônia foi realizada em dos prédios em construção da Unidade, contando com dezenas de pessoas da comunidade acadêmica, além das autoridades.
Os convidados foram recepcionados com um diversificado café da manhã de produtos locais, preparados por quatro famílias de agricultores vinculadas à Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt). Além disso, o público presente pode acompanhar as apresentações dos músicos locais Ivan Terra e Pedro Guerra, além de demonstrações artísticas de estudantes do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí.
Após as apresentações, tomou posse o diretor-geral Felipe José Comunello. Ele irá substituir Liane Ludwig Loder, que estava no cargo desde 2017. Integrante do primeiro grupo de servidores criado para organizar a implantação do Campus, Liane relembrou sua trajetória, iniciada em dezembro de 2013 quando, juntamente com a ex-diretora-geral Dalva Padilha e o ex-diretor administrativo Arão Moraes, atuou na estruturação do CLN. A professora apontou que, daquele grupo inicial de três servidores, hoje o Campus conta com 180 servidores docentes e técnicos e 700 alunos presenciais e a distância. Sobre o espaço físico, Liane ressaltou a necessidade de concluir os três prédios de 800 metros quadrados (um dos quais sediou a cerimônia) em sua gestão. Porém, a construção não foi finalizada por falta de recursos.
Em seu discurso de posse, o diretor-geral Felipe José agradeceu a forte presença da comunidade na cerimônia, que considerou “um ato de amizade”. “A educação é um ato de amor”, afirmou o professor que é graduado em Agronomia e possui pós-graduação na área de Ciências Sociais. “Chegou a hora de voltar a sonhar, de voltar a sorrir. Eu sonho com o dia em que nós veremos as obras desses prédios concluídas; sonho também com a Universidade fincando raízes fortes, cada vez mais, na comunidade do Litoral. E para encerrar, gostaria de dizer que a UFRGS é de todos nós, a UFRGS é do povo, e convido a todos e todas para abraçar esse projeto, porque nós também queremos abraçar a todos e todas”, concluiu o novo diretor-geral.
Além de Comunello, também tomou posse o novo diretor acadêmico Jonas José Seminotti. Jonas José irá substituir Aline Marian Callegaro. Em seu discurso de despedida, ela recuperou algumas realizações, como a disponibilização dos cursos de Engenharia de Gestão de Energia e Engenharia de Serviços, que antes eram terminalidades do Bacharelado Interdisciplinar, para ingresso direto pelo Vestibular e Sisu. Ao assumir como diretor acadêmico, Seminotti contextualizou a posse com o momento de cortes orçamentários que a Universidade atravessa e que exige um esforço coletivo. Seminotti disse que pretende trabalhar na construção de relações mais estreitas com a comunidade regional, buscando a sintonia com as demandas da sociedade.
Por fim, também foi empossada a nova diretora administrativa Tatiana Fátima Sturmer da Rosa. Em sua manifestação, Tatiana da Rosa lembrou que o CLN é a única unidade da UFRGS que possui um servidor técnico-administrativo integrando a equipe diretiva, o que, segundo ela, evidencia a natureza igualitária e democrática do Campus. “Sinto-me honrada de ter sido eleita para exercer esse cargo de extrema importância. Certamente, atravessaremos dificuldades momentâneas, mas não perderemos nosso foco, que é o ensino público, gratuito e de qualidade na Região do Litoral Norte”, afirmou Tatiana, indicando o desejo de expandir a infraestrutura física, privilegiando os espaços de convivência.
A cerimônia também contou com a presença do vice-pró-reitor de Graduação Leandro Raizer, do diretor do Instituto de Matemática e Estatística Elismar da Rosa Oliveira, da diretora de Inovação da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais Andréa Rehm, ex-diretora-geral Dalva Padilha, a segunda decana da Conselho da Unidade Marlise dal Forno, o diretor administrativo substituído Ivonei Sózio, o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Educação Fabrício Soares, o vereador de Osório Ed Moraes, o prefeito de Tramandaí Luiz Carlos Gauto, entre outras autoridades..
CAMPUS LITORAL
Criado por decisão do Conselho Superior da Universidade (Consun) em dezembro de 2013, o primeiro campus da UFRGS fora de sede passou a receber alunos em 2014, com a oferta dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Desde 2018, a Unidade passou a abrigar o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), sediado em Imbé. A partir da aprovação do Regimento, a Unidade pôde realizar eleições com a participação democrática da comunidade para a definição dos diretores. A estrutura administrativa do CLN inclui diretor-geral, diretor acadêmico e diretor administrativo.
FOTOS: Divulgação