Município entrega doações para famílias do Vale do Taquari

Donativos arrecadados em Osório, foram entregues na cidade de Roca Sales na última quarta (13). - FOTO: PMO

OSÓRIO – Seguem as mobilizações para arrecadação e entrega de donativos para as famílias atingidas pela enchente em municípios do Vale do Taquari. Na última quarta-feira (13), foram entregues roupas e mantimentos aos moradores de Roca Sales. As doações podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), nos Bombeiros, na Câmara de Vereadores, na fábrica da Beira-Rio, e nos Consulados do Inter e do Grêmio. Lembrando que as prioridades são materiais de limpeza e alimentos.

O prefeito Roger Caputi destacou o empenho da população, juntamente com a Administração local, para contribuir com as cidades atingidas. “É momento de unirmos forças e contribuir com a comunidade do Vale do Taquari. As últimas doações foram para o município de Roca Sales, que também enfrenta dias difíceis”, comentou o prefeito osoriense.

DOAÇÕES DA PMEO

Cerca de 500 unidades de roupas íntimas femininas foram entregues na sexta (15), à Defesa Civil de Lajeado para distribuição à população atingida pelas enchentes no Estado. Os itens foram fabricados por apenados da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO) e doados pela empresa Vivini Indústria e Comércio de Confecção. “Entendemos que são estas parcerias que geram oportunidades para as pessoas, pois o trabalho dignifica o indivíduo. O termo com a Vivini tem ofertado dignidade, responsabilidade e capacitação para os apenados, que objetivam sair do aprisionamento com a busca por uma vida mais saudável, minimizando os riscos de reincidência ao crime”, afirmou a diretora-adjunta da PMEO, Gabriela Soares Avila.

A empresa atua na PMEO desde 2021, por meio de um termo de cooperação, com maquinário próprio e utilização da mão de obra de 15 preso.  A fábrica passou a atuar no presídio, a partir de uma solicitação da Secretaria Estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).  Vale ressaltar que, além da instalação da unidade fabril, a empresa também fornece aos apenados a capacitação mensal na área de costura, os quais trabalham de forma remunerada. A fim de ampliar a quantidade de doações de roupas íntimas, que são uma das principais carências de itens de vestuário atualmente na região, a SSPS e a Susepe analisam a possibilidade de iniciar uma produção específica voltada aos moradores das cidades afetadas pelas enchentes. É válido ressaltar que, para fabricar na oficina de corte e costura da PMEO, é necessário arrecadar, por meio de parcerias, utensílios como tecido de algodão, elástico, agulhas e linhas.

MOBILIZAÇÃO DA SUSEPE

Servidores da 1ª Delegacia Penitenciária Regional, que abrange a unidade prisional de Osório, promoveram uma Campanha de arrecadação de itens para doação. Sendo entregues em Lajeado, além das roupas íntimas, os seguintes itens: vassouras, produtos de limpeza, alimentos, brinquedos e cobertores. Já em Estrela, 185 kits de materiais escolares, que incluem mochilas, cadernos e livros, foram destinados às escolas que estão em processo de retomada das aulas. Os kits também contaram com biscoitos, os quais foram produzidos por detentos da PMEO.

Mais de 500 roupas íntimas fabricadas por presos do presídio de Osório foram destinadas para famílias do Vale do Taquari. – FOTO: Jurgen Mayrhofer

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS

Entre os dias 23 e 24 de setembro, o Parque de Rodeios e Eventos Jorge Dariva receberá mais uma edição do Expo Customs. O evento de som automotivo e carros rebaixados contará com apresentações dos DJs Celso e Diego, além de outras atrações. O ingresso para entrar no Parque custará 30 reais para um dia e R$ 50,00 para os dois dias. Também será cobrado um quilo de alimento não perecível. Conforme a organização, todos os donativos arrecadados serão doados para as famílias atingidas pela enchente no Vale do Taquari.

Evento de som automotivo e carros rebaixados será realizado no Parque de Rodeios no próximo final de semana.