Inaugurado Centro de Atendimento Integrado à Saúde do Educando

Charlon, Dilson, Danjo, Roger e Felipe Garrai puxaram a fita inaugurando o Caise. -Foto: Adriana Davoglio

OSÓRIO – Foi realizado na manhã de quarta-feira (13), a inauguração do Centro de Atendimento Integrado à Saúde do Educando (Caise). A cerimônia contou com a presença do prefeito Roger Caputi, o coordenador do Caise Felipe Garrai, os secretários Danjo Renê (Educação) e Dilson Maciel (Educação), o presidente da Câmara de Vereadores Charlon Muller, além do Chefe de Gabinete do deputado federal Alceu Moreira (MDB), Luciano Silveira, entre outras autoridades.

O secretário Danjo destacou o êxito de trazer a população o novo serviço que, segundo ele, vai elevar o atendimento de saúde. Já o secretário Dilson ressaltou a importância da parceria entre as duas pastas. Ele ainda destacou a demanda que o município tem de para atender os alunos especiais e que o Caise irá auxiliar com isso.

Com co-gestão das Secretarias municipais de Saúde e Educação, o Centro contará com atendimento de neurologista, fonodiólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e psicólogo, tendo como público alvo os estudantes do município, principalmente os alunos da Educação Especial que apresentam os seguintes diagnósticos: Transtorno de Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, altas habilidades de super dotação e outros transtornos de aprendizagem no desenvolvimento.

Segundo o coordenador do Caise, o serviço vai funcionar com encaminhamento via educação. Ou seja, o Núcleo de Educação Especial irá identificar os alunos que precisam de atendimento e encaminhá-los ao Caise. Com formação em psicologia, Felipe Garrai destacou o compromisso ético com o espaço que vai ter durante o seu trabalho. “A ótica do Caise é focada não no diagnóstico, mas em produção de potência de vida. Depois de muito trabalho e sacrifício, hoje nasce o Caise e desejo vida longa para ele”, declarou. O Caise está localizado na Rua Marechal Floriano, 190, no bairro Caiu do Céu.

O prefeito Roger lembrou do compromisso da criação do Caise, assumido desde o início de seu governo. Segundo ele, porém, a ideia teria surgido na época de vereador, quando ele foi procurado por diversas mães buscando defender os direitos dos seus filhos. “´Só quem tem uma criança que precisa receber um apoio, um atendimento, sabe das dificuldades. E a mãe é seu grande defensor”, declarou Caputi.

O prefeito osoriense afirmou que o dia 13 de abril de 2022 ficará na história do município de Osório. “Osório passa a ter o seu Centro que irá atender as crianças e adolescentes que precisam de um atendimento especializado. Parabéns a todos que lutaram por isso e a quem se dedicou para que isso se tornasse realidade. Eu estou orgulhoso pela conquista que é de vocês, o nosso pessoal compreendeu a importância, comprou a ideia e hoje estamos entregando esse novo espaço à população”, frisou Roger Caputi.

Ainda durante as falas, o representante do deputado Alceu Moreira, Luciano Silveira, afirmou que o parlamentar osoriense tem recursos para mandar para cidade, os quais vão ser utilizados para comprar os equipamentos que ainda faltam para o Caise. Já a parte musical ficou por conta do cantor João Vitor, que acompanhado de João Pedro (na bateria), cantou uma música. Após a apresentação, as autoridades puxaram a fita de inauguração, dando fim a cerimônia.

Foto: PMO

O Caise está localizado na Rua Marechal Floriano, 190, no bairro Caiu do Céu.