Deputado Luciano Silveira participa do Fórum Internacional de Gestão Ambiental

Deputado Luciano durante evento realizado no auditório do MP-RS. - FOTO: Antônio Bavaresco

O deputado Estadual Luciano Silveira (MDB) participou na tarde de quinta-feira (19), da 11ª edição do Fórum Internacional de Gestão Ambiental (FIGA). Com o tema Meio Ambiente e a Segurança Alimentar, o evento, promovido pela Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI), no auditório do Ministério Público do RS (MP-RS), contou também com a participação da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e do Coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE – Gilvan Sampaio de Oliveira, de forma online.

Em sua palestra, Luciano fez um retrospecto dos eventos climáticos que assolaram o Estado em 2023, ano em que assumiu uma cadeira no parlamento gaúcho. “Um período que começou com uma severa estiagem, que comprometeu a produção agropecuária e levou à criação de uma comissão externa para tratar do tema e buscar soluções sustentáveis, especialmente para a reservação de água. E que, a partir do início do outono e da chegada do inverno, influenciado pelo fenômeno El Niño, viveu um período de excesso de chuvas que não se via há mais de 80 anos”, comentou o parlamentar.

Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS), Silveira também relatou as iniciativas do Legislativo, após as enxurradas e enchentes que atingiram tanto o Litoral Norte quanto a região do Vale do Taquari. “Mais do que os prejuízos financeiros e da produção primária, tivemos que lidar com a perda de dezenas de vidas humanas e com a devastação psicológica que isso ocasionou”, destacou Luciano. “A alternativa é planejarmos melhor o crescimento das cidades, de forma a que tragédias como essas não voltem a se repetir”, complementou o deputado Luciano.