Abertura da Feira do Livro

Abertura da Feira do Livro

OSÓRIO – Foi dado início a 39ª edição da Feira do Livro de Osório. A Feira acontecerá no Largo dos Estudantes Sônia Chemale até o próximo sábado (17). Neste ano, a Feira tem como Patrono o professor e atual diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Paulo da Silva (Atlântida Sul), Fabiano de Souza Marques. A cúpula ainda conta com os escritores Renato Laserra (Xerife) e Rafaela Fischer (Homenageada).

A partir da manhã de sábado (7), as 10 bancas de livros já estavam abertas a toda comunidade. Já a abertura oficial ocorreu na noite de sábado, no Palco do Largo. Após apresentação da Banda Oficial foi realizada a cerimônia de abertura, com a presença de autoridades locais e a cúpula da Feira.

Cúpula da Feira da 39ª Feira do Livro de Osório: Patrono Fabiano, Xerife Renato e Homenageada Rafaela.
Cúpula da Feira da 39ª Feira do Livro de Osório: Patrono Fabiano, Xerife Renato e Homenageada Rafaela.

FALA DAS AUTORIDADES

O secretário de Cultura, Alexandre Ramos, falou sobre as novidades da Feira, incluindo o desafio de realizar o evento, juntamente com a Feira do Produtor (aos sábados de manhã). Já em relação a antecipação da data, Alexandre afirmou que a mudança foi um pedido dos próprios autores, visto que, em outubro/novembro (período que normalmente acontece a Feira) “as editoras estão com os livros esgotados e não possuem boas obras para oferecerem”, explicou o secretário.

“É um prazer estar mais um ano reunidos aqui para a Feira de Osório. Serão oito dias de muita festa”, afirmou a coordenadora da Biblioteca Pública Fernandes Bastos, Adriana Costa. A Feira do Livro é um “momento de troca de experiências”, resumiu o vice prefeito Ed Moraes. Já a vereadora Rosai Jardim, afirmou ser um “privilégio” poder participar, segundo ela, de um momento “tão importante”.

FALA DA CÚPULA

A Homenageada Rafaela ressaltou a importância do Tema deste ano do evento – ‘Palavras que semeiam Futuros: Conexões entre Infância, Literatura e Sustentabilidade Ambiental’. O Xerife Renato, falou sobre o quanto é importante contar as histórias do município. “Elas merecem reconhecimento e não podem se perder”, afirmou. No final, ele aproveitou para agradecer pela oportunidade e prometeu fazer um “grande trabalho” ao longo da Feira.

O Patrono Fabiano, declarou estar “muito feliz” em poder representar os professores. Durante sua fala, ele ressaltou a importância do livro e da leitura. “Nada substitui o livro. Ele exige reflexão. Já a leitura influencia a gente e exige tempo, que é precioso para nós”, comentou Fabiano, desejando boas-vindas a todos os presentes. Após a sua fala, o Patrono da Feira foi homenageado com um arranjo de flores entregue pela representante da Secretaria Municipal de Educação, Malor Kingeski.

Terminadas as falas, a cúpula saiu pelo Largo tocando o tradicional Sino. Em seguida, foi cortado o laço, dando, enfim, aberta a 39ª Feira do Livro de Osório.

Galeria do Escritores Osorienses está localizada no térreo da Biblioteca Pública Fernandes Bastos.
Galeria do Escritores Osorienses está localizada no térreo da Biblioteca Pública Fernandes Bastos.

PROGRAMAÇÃO

Após a abertura, a Biblioteca Fernandes Bastos recebeu a apresentação do documentário Canções como Pontes, que conta a trajetória de Guilherme Wood e Mário de Almeida. Na sequência foi realizada uma Roda de Conversa, seguida por um show musical com os artistas.

A Feira teve continuidade no domingo (8), com diversas atividades. Para comemorar o Dia do Escritor Osoriense, foi reinaugurada a Galeria dos Escritores no térreo da Biblioteca Pública, a qual conta com 29 nomes. O ato contou com a presença do prefeito Romildo Bolzan Júnior, do secretário de Educação Marcelo Reis, da assessora de Cultura Karol Schmitz, entre outras autoridades, além dos autores e familiares dos homenageados.

Quem esteve no Largo dos Estudantes durante o domingo, ainda pode conferir outras atividades, incluindo o lançamento de quatro livros, uma Roda de Conversa com a cúpula da Feira, um Sarau e o espetáculo poético musical com João Camargo de Alencastro e Romeu Weber. A programação completa do evento está disponível nas redes sociais da prefeitura.

A Feira do Livro de Osório é realizada pela prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, e conta com apoio da Academia de Escritores do Litoral Norte (AELN); da Biblioteca Pública Fernandes Bastos, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório; da Universidade Federal do RS (UFRGS), Campus Litoral Norte; além das Secretarias Municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente.

Neste ano, Feira conta com 10 bancas montadas ao longo do Largo dos Estudantes.
Neste ano, Feira conta com 10 bancas montadas ao longo do Largo dos Estudantes.

CRÉDITOS: PMO