Abertura da Feira do Livro

OSÓRIO – Foi dado início a 39ª edição da Feira do Livro de Osório. A Feira acontecerá no Largo dos Estudantes Sônia Chemale até o próximo sábado (17). Neste ano, a Feira tem como Patrono o professor e atual diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Paulo da Silva (Atlântida Sul), Fabiano de Souza Marques. A cúpula ainda conta com os escritores Renato Laserra (Xerife) e Rafaela Fischer (Homenageada).
A partir da manhã de sábado (7), as 10 bancas de livros já estavam abertas a toda comunidade. Já a abertura oficial ocorreu na noite de sábado, no Palco do Largo. Após apresentação da Banda Oficial foi realizada a cerimônia de abertura, com a presença de autoridades locais e a cúpula da Feira.



FALA DAS AUTORIDADES
O secretário de Cultura, Alexandre Ramos, falou sobre as novidades da Feira, incluindo o desafio de realizar o evento, juntamente com a Feira do Produtor (aos sábados de manhã). Já em relação a antecipação da data, Alexandre afirmou que a mudança foi um pedido dos próprios autores, visto que, em outubro/novembro (período que normalmente acontece a Feira) “as editoras estão com os livros esgotados e não possuem boas obras para oferecerem”, explicou o secretário.
“É um prazer estar mais um ano reunidos aqui para a Feira de Osório. Serão oito dias de muita festa”, afirmou a coordenadora da Biblioteca Pública Fernandes Bastos, Adriana Costa. A Feira do Livro é um “momento de troca de experiências”, resumiu o vice prefeito Ed Moraes. Já a vereadora Rosai Jardim, afirmou ser um “privilégio” poder participar, segundo ela, de um momento “tão importante”.
FALA DA CÚPULA
A Homenageada Rafaela ressaltou a importância do Tema deste ano do evento – ‘Palavras que semeiam Futuros: Conexões entre Infância, Literatura e Sustentabilidade Ambiental’. O Xerife Renato, falou sobre o quanto é importante contar as histórias do município. “Elas merecem reconhecimento e não podem se perder”, afirmou. No final, ele aproveitou para agradecer pela oportunidade e prometeu fazer um “grande trabalho” ao longo da Feira.
O Patrono Fabiano, declarou estar “muito feliz” em poder representar os professores. Durante sua fala, ele ressaltou a importância do livro e da leitura. “Nada substitui o livro. Ele exige reflexão. Já a leitura influencia a gente e exige tempo, que é precioso para nós”, comentou Fabiano, desejando boas-vindas a todos os presentes. Após a sua fala, o Patrono da Feira foi homenageado com um arranjo de flores entregue pela representante da Secretaria Municipal de Educação, Malor Kingeski.
Terminadas as falas, a cúpula saiu pelo Largo tocando o tradicional Sino. Em seguida, foi cortado o laço, dando, enfim, aberta a 39ª Feira do Livro de Osório.

PROGRAMAÇÃO
Após a abertura, a Biblioteca Fernandes Bastos recebeu a apresentação do documentário Canções como Pontes, que conta a trajetória de Guilherme Wood e Mário de Almeida. Na sequência foi realizada uma Roda de Conversa, seguida por um show musical com os artistas.
A Feira teve continuidade no domingo (8), com diversas atividades. Para comemorar o Dia do Escritor Osoriense, foi reinaugurada a Galeria dos Escritores no térreo da Biblioteca Pública, a qual conta com 29 nomes. O ato contou com a presença do prefeito Romildo Bolzan Júnior, do secretário de Educação Marcelo Reis, da assessora de Cultura Karol Schmitz, entre outras autoridades, além dos autores e familiares dos homenageados.
Quem esteve no Largo dos Estudantes durante o domingo, ainda pode conferir outras atividades, incluindo o lançamento de quatro livros, uma Roda de Conversa com a cúpula da Feira, um Sarau e o espetáculo poético musical com João Camargo de Alencastro e Romeu Weber. A programação completa do evento está disponível nas redes sociais da prefeitura.
A Feira do Livro de Osório é realizada pela prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, e conta com apoio da Academia de Escritores do Litoral Norte (AELN); da Biblioteca Pública Fernandes Bastos, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório; da Universidade Federal do RS (UFRGS), Campus Litoral Norte; além das Secretarias Municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente.

CRÉDITOS: PMO