Apagão deixa cidades do Litoral sem luz
Municípios de vinte e cinco estados brasileiros e do Distrito Federal ficaram sem luz durante a madrugada de terça-feira (14). O apagão nacional que só não atingiu Alagoas (AL) ocorreu após um incêndio em um reator da subestação de energia de Bateias, na região Metropolitana de Curitiba (PR).
O ocorrido acabou afetando o Sistema Interligado Nacional (SIN), ocasionando na interrupção de cerca de 10 mil MW (megawatts) de carga, atingindo os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte, gerando o apagão. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que fogo teria iniciado à 0h e 32min, sendo a energia completamente estabelecida por volta das 4h.
Para quem não sabe, quase todo o país é coberto pelo SIN, que funciona sob coordenação do ONS. O Sistema, por meio de usinas, subestações e redes de distribuição, é responsável pela transmissão de energia entre as cinco regiões brasileiras. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a falha foi um “problema elétrico” pontual e que o desligamento não ocorreu por “falta de energia”.
PROBLEMAS NO RS
No Rio Grande do Sul, aproximadamente 250 mil clientes da CEEE Equatorial e da RGE foram afetados. De acordo com as companhias, o problema foi registrado em cidades da região Sul e do Litoral Norte gaúcho, incluindo Capão da Canoa, Maquiné, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.
Além disso, também houve falta de luz em alguns pontos de Porto Alegre, incluindo no Aeroporto. O Salgado Filho sofreu com queda de energia por cerca de três horas. No período, luzes de emergência e alarmes foram utilizados enquanto passageiros desembarcavam no terminal. Vale ressaltar que não houve cancelamentos nem atrasos de voos.