Confirmado primeiro caso de zika vírus no RS

thumbFoi confirmado na manhã desta sexta-feira o primeiro caso de zika vírus no Rio Grande do Sul. A doença foi contraída fora do Estado, segundo informou a Secretaria Muncipal da Saúde, que anunciou coletiva para esta manhã juntamente com a secretaria estadual.

Também foi confirmado o primeiro caso de dengue autóctone, ou seja, contraído em Porto Alegre. Ainda hoje será divulgado um novo boletim epideomológico com dados sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegipty: chikungunya, dengue e zika.

Sintomas

Os sintomas relacionados ao vírus zika costumam se manifestar de maneira branda e o paciente pode, inclusive, estar infectado e não apresentar qualquer sintoma (apenas uma em cada quatro pessoas infectadas apresenta manifestação clínica da doença). Mas um sinal clínico que pode aparecer logo nas primeiras 24 horas e é considerado como uma marca da doença é o rash cutâneo e o prurido, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam intensa coceira. Há, inclusive, relatos de pacientes que têm dificuldade para dormir por conta da intensidade dessas coceiras.

Ao contrário da dengue e da chikungunya, o quadro de febre causado pelo zika vírus costuma ser mais baixo e as dores nas articulações mais leves. A doença ainda traz como sintomas a hiperemia conjuntival (irritação que deixa os olhos vermelhos, mas sem secreção e sem coceira), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.

Bastante raros, os relatos de morte em decorrência de zika estão, geralmente, relacionados ao agravamento do estado de saúde do paciente, já portador de outras enfermidades.